Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente

Artigos
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

O que é o Amor?


Maria de Fátima Seehagen

 

Reflexões a respeito de algo que, dada a atual contingência humana, não nos sentimos preparados para compreender completamente, longe da banalidade, nos levam a crer que, em mais esta situação, "a pergunta é muito mais importante do que a resposta": ela nos leva a questionar uma série de conceitos que limitam a realidade.

Passando para um enfoque mais específico:

Como se representa o amor na arte?

Os pintores e escultores liberam seus sentimentos em cores e formas,

os escritores em seus versos, os músicos em suas canções... Parece fácil! No entanto, dedicar a sua criação a um grande amor, pode ser tarefa quase impossível, pois faz parte inerente do amor querer dar o melhor de si ao ente amado.

De modo geral, a imaginação e a originalidade das composições demonstram uma síntese essencial deste sentimento, acentuando o aspecto emocional a ponto de deformar a realidade. As obras de arte dedicadas à representação do amor, tanto na pintura e na escultura, como na literatura e na música analisaram através do uso da imagem feminina maternal, romântica, ou erótica, as possibilidades de uniões e cobriram com véus, cada vez mais diáfanos, a dependência emocional das mulheres quanto à idealização do amor.

E, se quisermos ser ainda mais objetivos:

O que nós, mulheres e homens, esperamos do amor? Qual o seu papel em nosso projeto de vida?

"O amor verdadeiro é uma ligação espiritual de irradiações que não estão presas à matéria. Não está sujeito a quaisquer mutações, e nem pode 'morrer'! Pelo contrário! O verdadeiro amor une os casais mutuamente cada vez mais no decorrer do tempo !" ( O Livro do Juízo Final– Roselis von Sass – Editora Ordem do Graal na Terra)


Fátima Seehagen é artista plástica formada em desenho pelo Instituto Politécnico de Londrina com especialização em Aerografia, atualmente coordena o de Fátima atelier através do qual se dedica ao e-learning, ensinando desenho e pintura. Trabalha também com desenho animado, roteirizando e dirigindo curtas de animação. Colabora com artigos em diversos sites de arte no Brasil e no exterior.

Contatos com a autora: fatelier@zaz.com.br

© Todos os textos, ilustrações e fotos apresentados neste site têm direitos reservados.
Nenhuma parte deles pode ser copiada, transmitida, gravada ou armazenada em sistemas eletrônicos, nem reproduzida por quaisquer meios sem autorização prévia e por escrito do autor, sob pena das pertinentes sanções legais.
Quando autorizada, a reprodução de qualquer desses textos, ilustrações ou fotos deverá conter referência bibliográfica, com nome do autor e da publicação.
As solicitações para a reprodução de qualquer desses textos pode ser feita através do e-mail contatos@casadacultura.org