Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente
Voltar para o Índice Geral da Seção de Literatura
Literatura
Voltar para o Índice Geral da Seção de Contos
Contos
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Casa da Cultura - Literatura - Contos

Com quantas costelas se faz uma mulher?

Magali Romboli

Se a metáfora é válida,  pensei quais seriam as costelas essenciais às mulheres, para que estas tivessem vida própria. Consta que Eva surgiu no paraíso após o despertar de um longo sono do Adão. Ela foi providência divina para tornar o homem ambiguamente feliz e lúcido. Deus sempre foi um Cara muito ambicioso. Eva veio pronta, vivências ou experiências, só seriam válidas se compartilhadas. Eva não experimentou a solidão, ou o estar ou sentir-se só no paraíso, sem um companheiro, muito pelo contrário descobriu a solidão tendo justamente um companheiro para conviver.

Insaciável mulher, o paraíso não era apenas aonde os olhos percorriam, o paraíso não era um espaço físico, repleto de plantas, bichos e outros que tais naturais, o paraíso para Eva, era um estado de espírito.  Insaciável em suas formas, Eva recebia, acolhia, aninhava em suas cochas o que não era seu. Sua 1ª costela seria então, a incapacidade de ser saciável.

Para além dos domínios do homem, estava o umbral da eternidade, com seus mistérios e suas indagações.

Daí surgiu a 2ª costela para Eva, a inevitável atração pelo desconhecido, o inesperado.  A rotina seria mais mortal para Eva que os apelos da serpente.

A serpente entrelaçada ao tronco da árvore do conhecimento do bem e do mal, seduzia mais que  seu próprio companheiro. Sua 3ª costela foi descobrir-se única, mesmo mediante à forças desconhecidas e com as quais viesse a conviver.  A transposição do limites do mundo dos homens, sendo feito por um ser único, embora vindo de outro, daria fruto ao proibido: a eterna insegurança de Adão.

Deus modelou o homem, o homem pensou que modelava a mulher, e Eva se moldou aos próprios e insaciáveis desejos, sua 4ª costela, era flexível e a transformou-a em um ser modelável demais.  Eva que até então,  se moldava aos devaneios de Adão,   moldou-se aos desejos da serpente, e num momento de êxtase total, comeu o fruto da consciência da vida, isto é uma eterna metamorfose.

Como tudo já estava escrito, e  Deus  sabia o que fazia,  deu à Eva a descoberta da criação, própria dos deuses. E fez dela brotar uma nova vida, desta vez fruto da síntese do homem e mulher, não obra do barro soprado ou da costela tirada, e nesta ação surge a  5ª costela. Similar a reprodução das celulas no processo de fecundação, coube a Eva multiplicar-se em ser ao mesmo tempo tudo: desejosa e desejável, mulher e mãe, consciente das responsabilidade e inconsciente das limitações. Servir ao bem do homem, do filho, da família, da sociedade, ou melhor ao bem da humanidade, então a sua 6ª costela lhe trouxe a eterna contraditoriedade.

Com tantas costelas extraídas, Adão não mais suportaria, mas ainda faltava  uma 7ª costela para dar  por completa a criação, e Deus genioso ofertou a Eva a oportunidade de gerar-se, e neste ato de extrema liberdade divina coube a mulher descobrir e revelar o real significado da palavra AMOR.


Magali Romboli, jornalista (editora-assistente da Revista Consulte Arte & Decoração), de fato, uma dentre tantas outras Evas perdidas no paraíso da Terra.

 

Contatos: ateliem@postcompany.com.br

Página Publicada em 03/nov/2004