Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente
Voltar ao Índice Geral de Literatura da Casa da Cultura
Literatura
Voltar ao Índice Geral da Seção de Crônicas da Casa da Cultura
Crônicas
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Seção de Crônicas da Casa da Cultura

Livro de Bolso x Privacidade


Cissa de Oliveira


Privacidade é coisa sagrada e, dessa forma, lugares públicos às vezes são impróprios para os "discretos". Nestes locais, fica-se exposto e sujeito a tudo: desde um simples panfleto no semáforo, para entulhar o carro -- isso ou o calor da janela fechada, se nesse carro, a exemplo do meu, não tiver ar-condicionado -- até o maior de todos os inconvenientes: o de se deparar com pessoas inconvenientes. Não sei se é porque moro em São Paulo, mas aqui parece ter mais lugares públicos do que no resto do mundo!!! Portanto, já faz certo tempo, adotei um contra-ataque: ando sempre com um livro de bolso, tenho coleções. Leio-os por gostar e também para não ser incomodada, seja nas filas, na praia ou simplesmente no metrô.

Ler no metrô: coisa que adoro. Principalmente nos dias atuais, quando utilizar esse meio de transporte é quase tão sufocante quanto pegar um ônibus em horário de pico. O metrô é mais rápido, além de ser possível fazer baldeações entre as linhas. Mas sabe como é, a gente junta uma coisa boa aqui, uma mais ou menos ali, faz um balanço e, no final... bom o final é sempre o final. Final??? Sim, estação final da linha norte-sul do metrô. Era lá onde me encontrava, quando na realidade já deveria ter descido a algumas estações.

O livro de bolso bem que valia essa contrariedade, mas contrariedade é sempre isso: contrariedade.

Como sempre, a porta nem ao menos se abre e o povo avança, saindo em direção à plataforma já lotada pelos que aguardam para a próxima viagem. Preciso voltar e permaneço onde estou, em um dos bancos laterais, o que me faz viajar de lado.

Senta-se no banco perpendicular ao meu uma antiga conhecida de colégio; reconheço-a de pronto, no entanto ela não parece ter me reconhecido. E olhe que naquele tempo eu nem conhecia os tais livros de bolso. Fico na minha. Ao meu lado, senta-se um homem, aparentando beirar aos quarenta, assim como nós... quarenta. Já repararam como certas coisas são apenas detalhes?

Detalhes à parte, repentinamente ele fala com um jeito que de detalhe não tem nada, além de ser mais do que arrastado:

-- Há quanto tempo!!!

Percebo que conversa com minha ex-colega. Ela o cumprimenta de maneira polida, mas e ele... parecia um tanto aloprado, com aquele jeito de falar, e pior: falava alto. Com certeza, apenas sua primeira frase já fora suficiente para que naquele vagão a maioria dos presentes o notassem.

-- Mas me conte o que tem feito Dulce! -- realmente, o nome dela era Dulce... lembrei-me com exatidão. -- Fiquei sabendo que está trabalhando com designers. -- ela fez menção de responder, mas ele continuou: -- Como vai a vida? Ainda mora perto da tia? -- e fez mais duas ou três perguntas até que a "colega" conseguiu encaixar-se em alguma brecha daquele monólogo e responder:

-- Sim, continuo morando perto e agora trabalho com decoração de interiores. Atualmente trabalho também com...

Ao que ele completou no mesmo tom de voz anterior:

-- O atelier? Lembro-me que gostava de pintura; eu mesmo não tinha paciência quando você me abandonava por causa disso -- e inesperadamente completou: -- Eu te amava muito.

Aí está um homem que, ou é descomplicado ou totalmente desorientado, pensei. A "colega" já aparentava desconforto com aquela superexposição; mexia no cabelo muito liso, como se fizesse cachinhos. Vai ver ela queria mesmo era retorcer a garganta do fulano. Então, ela perguntou:

-- Você continua visitando sua tia?

-- Deixei de ir lá faz tempo! Eu te amava muito, minha mulher morria de ciúmes de você!

Deduzi que a "colega" deveria ser vizinha da tia dele e a essa altura deveria estar contrariada, pois a grosseria parecia gostar de morar ali naquele homem.

-- Mas éramos tão jovens... e solteiros -- pelo jeito a "colega" apressou-se logo em evitar qualquer mal-entendido. -- É tudo passado, né? -- ela completou.

Ele, totalmente sem cerimônias, respondeu:

-- É, mas mesmo depois de tanto tempo ela tinha ciúmes.

O povo ao redor já prestava atenção no desenrolar da história quando a "colega" conseguiu perguntar o que ele estava fazendo da vida:

-- Sou psiquiatra, tenho um consultório e faço trabalho de acompanhamento de grupos de drogados.

Com muito custo segurei o riso enquanto pensava que ele é quem parecia estar drogado! Então, foi nesse momento que o homem liberou geral:

-- Mas você continua bonitona!!!! -- dizendo isso, passou uma vista geral na "colega-vítima", que mais parecia querer encolher-se, ali, no banco até desaparecer de vez.

Na primeira estação, entraram mais pessoas que, pela ausência de lugares disponíveis, distribuíram-se bem à frente dos bancos. Mas isso não intimidou o psiquiatra. Saquei meu livro de bolso, já certa de que não conseguiria me concentrar; mas pelo menos me libertaria um pouco da cena ao lado. Fingi-me distante, enquanto ele continuou poluindo os ouvidos da "colega" e de quem mais estava por perto, recordando-se "daquele tempo". Próximo à estação seguinte, onde eu desceria, a "colega" levanta-se e diz que "é ali que ela desce". Imediatamente, ele diz:

-- Eu também, vou fazer baldeação.

Desvencilhadas as pessoas pelo meio do vagão, logo estou fora. Já na escada rolante percebo que estão poucos degraus adiante... Ouço ainda quando ele diz para ela:

-- Continua bonitona meeeeesmo! Peituda! Bunduda! -- Não pude deixar de rir, mas isso não foi tudo. Parecendo desconexo, ele ainda acrescentou: -- Sabe minha irmã, a Sandra? Pois é, Dulce, ela continua bebendo!!!!

Taí... qualquer divã adoraria esse psiquiatra...

No topo da escada o louco de pedra despede-se da "colega" com a maior naturalidade e parte em outra direção. Imagino a "colega", sentindo-se livre e solta, enquanto passo por ela.

É... Privacidade é mesmo coisa sagrada, baldeações também; prosas para livros de bolso, idem.

 

Outras obras:
[Inocentes, Crianças e Loucos, Crônica de Cissa de Oliveira]
[A Sogra estava Certa, Crônica de Cissa de Oliveira]


A autora, Maria Sileuda Moreira de Oliveira é conhecida no meio literário como Cissa de Oliveira. Ela é bióloga, mestre em genética e biologia molecular pela Unicamp, atualmente desenvolvendo tese para Doutorado na mesma área. Apenas recentemente (2000) passou a colocar no papel suas poesias e prosas. Dedica-se também à poesia voltada para outras obras de arte como pinturas e músicas. Participou de diversas publicações coletivas, como "Seleção de Poetas Notívagos 2001", "Com licença da Palavra" e outras.

Contatos: sileuda@unicamp.br

Página Publicada em 05/out/2004