Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente
Voltar para o Índice de Leitura de Poesias
Índice
Leitura Poesias
Voltar para o Índice Geral da Seção de Poesias
Índice Geral
Poesias
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Seção de Poesias - Leitura de Poesias (Áudio)

Em Português En Español

 

Para sacarla adelante y otros poemas. Lectura para Casa da Cultura (Gito Minore)

Poeta Gito Minore recitando Poesias em La Boca, Buenos Aires

(CD de Leitura de Poesias)

Apresentação

Eis aqui um CD de uma simplicidade e franqueza que apenas as grandes obras podem se dar ao luxo de mostrar. São poesias fortes, repletas de imagens, sugestões e emoções, lidas em voz clara e natural pelo poeta Gito Minore. Nada além disso. Mas o resultado tem um impacto surpreendente.

O CD é um incisivo exemplo da verdadeira substância poética, que prescinde de quaisquer artifícios. E não há nenhum segredo, para ter-se um ótimo recital, basta um ótimo recitante, lendo ótimas poesias.

As poesias: Das 10 poesias do CD, 9 são de Gito Minore. Falam da vida e da morte, do amor e da perda, do espírito humano; do mundo interior e exterior, mesclados em uma única realidade de espelhos, imagens e sugestões; falam, enfim, da Vida. Gito é dotado de um talento e sensibilidade extraordinários. Seus versos têm a força essencial das coisas simples e verdadeiras. Ele tece imagens que se materializam diante do leitor, e se tornam lembranças inesquecíveis. De uma calha gotejando a uma passagem estreita, com "poucas plantas que crescem em velhas latas de tinta"... ao sangue inocente derramado em uma Guerra inconcebível; de uma metáfora de infanticídio que escancara todo sofrimento e luta inevitáveis na existência.... à perda do Paraíso por Eva e Adão, que igualmente se confronta com a crueza da existência material nos dias de hoje.


A leitura: é feita por Gito com completa naturalidade, e sem qualquer recurso ou artifício que soma ou subtraia da pura expressão de sua voz. Anteriormente, a Casa da Cultura publicara leituras de Gito Minore, porém acompanhadas de fundo musical. Eram sim produções de qualidade, com musicas que, além de ótimas, estavam em perfeita sintonia com a leitura, enfatizando os sentimentos desta. [e.g., El día que no estes] Porém a Casa da Cultura tem a filosofia de buscar oferecer arte, seja Literatura, Artes Plásticas ou qualquer outro gênero, da forma mais pura possível. Pensando nessa filosofia sugeri ao Gito que fizesse leituras sem fundo musical, onde toda expressão viesse apenas de sua voz, para que distribuíssemos essas leituras aqui na Casa... Gito aceitou a idéia. A princípio, gravou os poemas que eu lhe havia pedido: "El día que no estes" e "Para cuando sobrevenga el final". Porém, depois, esse trabalho o motivou a gravar outros poemas e incorporá-los aos dois primeiros, formando um recital de cerca de meia hora. E foi assim que surgiu esse CD. Gito conta que a partir dessa experiência ele teve a idéia de começar também a ler em público sem música de fundo. Passou também a gravar essas leituras, que propiciavam um ambiente muito espontâneo e uma interação muito boa com o publico. A foto acima foi tirada em uma dessas apresentações, dia 17/02/2005 no famoso Bairro de La Boca, nessa eterna e inesgotável fonte de cultura que é Buenos Aires.


Assim, caro(a) visitante ou assinante, é com imensa satisfação que Casa da Cultura lhe oferece: “Para sacarla adelante y otros poemas. Lecturas para Casa da cultura”, aprecie.

André Masini


Dados Bibliográficos e Técnicos

Faixas:

1- Sus ojos se cerraron y el mundo sigue andando
2- Para sacarla adelante
3- Uno no comprende la guerra
4- El día que Eva hizo abandono del paraíso
5- El día que no estés
6- Para cuando sobrevenga el final
7- Quererte
8- Mar abierto
9- Con los pies en la tierra
10- Mientras anda la hora

Gravado nos Estudios LEAM, Buenos Aires, em 10/9/2005.
Editado no presente formato pela Casa da Cultura.
Foto: de Alba Piazza. Mostra o Poeta Gito Minore recitando poesias em La Boca, Buenos Aires
Todas as faixas são lidas por Gito Minore.
Todos los poemas são de autoria de Gito Minore, exceto “ Mientras anda la hora” (que é de Claudio de Alas)
Os poemas pertencem aos seguintes livros: faixas 1/4/7/8/9: “Flores cohibidas” de Gito Minore; faixa 5 do livro “Fuego en el pecho” de Gito Minore; faixa 6 a “Cielorrasos” de Gito Minore; faixas 2 e 3 são poemas inéditos de Gito Minore; faixa 10: “EL cansancio de Claudio de Alas” de Claudio de Alas.

Referências bibliográficas:
“Fuego en el pecho”, Gito Minore, Edição do Autor, Buenos Aires, Argentina, Setembro de 1999.
“Flores cohibidas”, Gito Minore, Editora De los cuatro vientos, Buenos Aires, Argentina, Julho de 2004.
“Cielorrasos/ Céu fechado”, Gito Minore, e-book, www.casadacultura.org, Brasil, Nov. 2004.
“Cielorrasos/ Ceilings”, ebook, www.aviarpress.com, USA, Abril 2005.
“El cansancio de Claudio de Alas”, Claudio de Alas, Editora Tor, Buenos Aires, Argentina, Março de 1957.

 

CD Integral

Ouvir on-line

 

CD Faixa por Faixa

Ouvir on-line

Downloads



Lançamento: 08/março/2006