Assine Gratuitamente |
Literatura | << (Voltar) Traduções |
Página Principal da Casa da Cultura |
|
AS PENAS DO AMOR
William Butler Yeats
Tradução de André Carlos Salzano Masini
[Texto original da poesia]
[Estudo didático da poesia, com tradução literal anotada]
Então chegaram teus soturnos
lábios rosas, E agora, no telhado a guerra
dos pardais,
|
William Butler Yeats
The quarrel of the sparrows in the eaves, And then you came with those red mournful lips, And now the sparrows warring in the eaves,
|
O autor, William Butler Yeats, nasceu em Dublin, Irlanda, em 13 de Junho de 1865. Rebelou-se contra a tradição inglesa e protestante de sua poderosa família e aprofundou-se nas raízes culturais, mitos e folclore da Irlanda. Participou ativamente do movimento pela independência da República da Irlanda, da qual veio a se tornar senador. Em 1923 ganhou o Prêmio Nobel de literatura, sendo o primeiro irlandês a consegui-lo. Deu grande importância à identidade cultural irlandesa e a sua independência em relação ao materialismo inglês. Para ele, a riqueza da cultura irlandesa residia em seu antigo ideal de vida, uma vida campestre refletida nas lendas e mitos folclóricos, incluindo uma importante quantidade de misticismo e ocultismo. É, indiscutivelmente, um dos maiores poetas de língua inglesa de todos os tempos.
O tradutor, André Carlos Salzano Masini, é o diretor geral da Casa da Cultura. Nasceu em São Paulo, em 1960. Escreve desde os 12 anos. Formou-se em geologia, na USP, e trabalhou na área por alguns anos. Foi também redator publicitário, analista de sistemas, e, atualmente, Auditor Fiscal da Receita Federal. Na literatura escreve contos, crônicas, romances, poesias, ficção científica, traduções, ensaios e artigos, e dá palestras sobre temas como: O Corvo (Edgar Allan Poe), Versificação inglesa e portuguesa, e Tradução de poesias. Livros Publicados: Pequena Coletânea de Poesias de Língua Inglesa de onde esta tradução foi extraída (traduções e estudos de poesias, Edição do Autor, 2000); e Humanos (ficção científica, Edição do Autor, 2002).
© Todos os textos, ilustrações
e fotos apresentados neste site têm direitos reservados. |