08/OUT/2003

BOLETIM INFORMATIVO SEMANAL

da Casa da Cultura

 

Caro(a) Amigo(a) Assinante,

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
 
(Canção do Exílio - Gonçalves Dias - Coimbra, julho 1843).
Você sabia, que o Sabiá Laranjeira  (Turdus rufiventris) é a ave-símbolo do Brasil? E que a instituição desse símbolo é comemorada dia 05 de outubro, Dia da Ave?



   


Nosso mais sublime cantor mede cerca de 25 centímetros, tem plumagem parda, com exceção da região do ventre, de cor vermelho-ferrugem, levemente alaranjada, e bico amarelo-escuro. O sábia pode viver entre 25 e 30 anos.

Que você possa despertar para muitas e muitas manhãs de sol, escutando o canto do sabiá.

Nosso site, Casa da Cultura, continua concorrendo ao prêmio IBest, em 3 categorias:
Arte e Cultura, Pessoal Variedades, e Paraná. Se você tem gostado de nossas comunicações semanais, gratuitas e livres de qualquer tipo de propaganda, continuamos pedimos seu apoio. Visite nosso site Casa da Cultura, e, na página de abertura, clique nos 3 símbolos logo abaixo da árvore, depois siga os passos solicitados pelo i-best e confirme sua votação. Muito obrigado.
 
Segue abaixo o artigo de André C S Masini desta quarta-feira, 08/10/03, no Jornal "O  Paraná",  pg.02: "A Modernidade e a Gramática". Quaisquer comentários e críticas podem ser enviados ao próprio autor através de nosso site.
 
Saudações,
Casa da Cultura   VISITE NOSSO SITE:  www.casadacultura.org  lá você encontrará: Contos, Poesias, Ensaios, Filosofia, Traduções, Livros, Palestras, Idéias... e nenhuma propaganda.   AJUDE A DIVULGAR A CASA DA CULTURA retransmitindo nossas comunicações a seus amigos e conhecidos. Obrigado.   gr 01
_________________________________________________________________________________________________________

A Modernidade e a Gramática

André C S Masini

"Se desta frase conseguiria palavras, que estivessem alguém as será fora de lugar entendê-las?"

Antes que o leitor pense que este articulista ficou definitivamente louco, permita-me adiantar que a "frase" acima realmente não faz sentido algum; ela aliás não é sequer uma frase, é apenas um amontoado de palavras.

Se, porém, colocarmos as mesmas palavras em uma ordem lógica, obteremos:

"Se as palavras desta frase estivessem fora de lugar, será que alguém conseguiria entendê-las?"

Sabem qual é a diferença entre a primeira frase e a segunda? Apenas a gramática, ou, mais especificamente, a sintaxe.

Através dessa experiência, podemos perceber como a gramática é importante, e o quanto absurda é a afirmação (muito em moda atualmente) de que ela seja algo ultrapassado, algo que não precisa mais ser ensinado nas escolas...

A gramática não é (como querem alguns) uma série de regras inúteis e gratuitas, criadas dentro de alguma academia mofenta, por algum velho chato sem coisa melhor para fazer na vida. Gramática não é burocracia. Gramática é, pura e simplesmente, a alma viva (e lógica) da língua, que foi desenvolvida naturalmente através dos milênios. É a estrutura subjacente a tudo que é dito ou escrito, a lógica essencial para que as palavras em conjunto possam expressar um sentido.

Quando um traficante diz para outro:

– Ô Magrão, eu já levei o pó lá pro Barriga.

Ele está fazendo uso da sintaxe (como todos nós sempre fazemos). É unicamente através da sintaxe que o tal "Magrão" compreende que (1) a frase é dirigida a ele; (2) que o objeto de que se fala é "o pó"; e (3) que a pessoa a quem o "pó" foi levado é "o Barriga".

Se o primeiro traficante tivesse resolvido inventar sua própria sintaxe:

– Magrão, eu, Barriga, o pó, ô, levei lá pro.

"Magrão" não teria entendido nada.

Essa lógica essencial da língua, a sintaxe, vem evoluindo não apenas há milhares de anos, junto com a civilização humana, mas há muito mais tempo, junto com a genética de nossa espécie, pois – como demonstrou o lingüista estadunidense Noam Chomsky – parte de nossa compreensão da sintaxe é inata: já está impressa em nossos cérebros quando nascemos.

É verdade que a língua é viva e está em constante transformação; mas tal transformação ocorre a partir da herança milenar da língua, não a partir do desprezo à mesma; e tal transformação ocorre espontaneamente, não precisa de nenhuma "ajuda" de nenhum teórico.

Por isso o estudo da gramática não se contrapõe à língua viva. Abolir aquele em nome desta é o mesmo que serrar as raízes de uma árvore para "libertá-la". A árvore simplesmente cairá e morrerá, e é isso que estão fazendo com a língua portuguesa.

A língua viva não tem dono: nem os teóricos da moda que querem "libertá-la", nem nenhum gramatiqueiro presunçoso que pretenda criar regras e rigores artificiais. Mas a língua viva tem sim raízes, e são estas que lhe sustentam a vida.

É verdade, porém, que existem problemas paralelos. Pois a língua, como tantas coisas neste mundo, pode ser usada como instrumento de discriminação. Por isso alguém teve a idéia: "se todos os modos de falar fossem considerados equivalentes e igualmente corretos, a discriminação através da língua acabaria".

Mas a discriminação não brota da busca por uma forma mais precisa de expressão. Ela brota do sectarismo e do narcisismo humanos. Estes sim são repulsivos, não a língua. Se nivelarmos a língua, outros instrumentos de discriminação serão criados no instante seguinte, como marcas de tênis ou outra coisa qualquer...

Será então que, em nome de um suposto combate à discriminação, vale a pena degradarmos nossa língua – instrumento preciso, criativo e realizador, fonte de todo raciocínio e, por isso, fonte de libertação humana – para algo tosco e ineficiente?

O professor "moderno", que ao invés de análise sintática ensina "interpretação de texto" está fazendo, inconscientemente, o papel de um charlatão. Pois ele finge que seus alunos estão realizando grandes feitos, analisando profundas filosofias, mas na verdade os está condenando à eterna incapacidade de se expressarem com eficiência. (Eu mesmo, se tivesse sido vítima desse tipo de indulgência, não sei o que teria sido de mim. Pois se na escola eu acreditasse ter tamanho domínio da língua que não precisasse mais estudá-la e pudesse desperdiçar minhas aulas de português na leitura de sociologias e filosofias, eu certamente não teria tido o estímulo de que precisei para estudar nossa língua e não teria feito o enorme esforço de que precisei, e ainda preciso, para superar minhas dificuldades com ela.)

Na semana que vem nós veremos os resultados práticos desse "ensino moderno": jornalistas importantes que escrevem uma língua bizarra, cometendo erros que nenhum analfabeto jamais cometeria.

site: www.casadacultura.org

O autor é Auditor Fiscal da Receita Federal e Escritor

PARA ASSINAR, GRATUITAMENTE CLIQUE AQUI: (depois envie o e-mail)
Se o link de e-mail acima não funcinar (pois às vezes não funciona no Outlook), basta entrar na página WEB de nosso serviço de divulgação http://www.casadacultura.org/newsletter.html e clicar no link "Quero assinar GRATUITAMENTE"
Você também pode assinar nosso serviço simplesmente nos enviando um e-mail com a palavra "inclusão" como "assunto".

PARA CANCELAR SUA ASSINATURA CLIQUE AQUI: (depois envie o e-mail)
Se o link de e-mail acima não funcinar (pois às vezes não funciona no Outlook), basta entrar na página WEB de nosso serviço de divulgação http://www.casadacultura.org/newsletter.html e clicar no link "Quero cancelar minha assinatura"
Você também pode cancelar sua assinatura respondendo a este e-mail, escrevendo a palavra "exclusão" no campo "assunto".

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO DE DIVULGAÇÃO:
Nosso serviço de divulgação por e-mail inclui os artigos semanais de André C S Masini no Jornal O Paraná, notícias sobre eventos culturais, e ocasionais textos de outros gêneros, como poesias, contos, ensaios, palestras ou outros.

As comunicações são livres de qualquer tipo de propaganda e são enviadas regularmente uma vez por semana. Podem ocorrer eventuais edições extraordinárias, respeitando o limite máximo absoluto de 7 por mês.

Privacidade: O e-mail do assinante estará assegurado por absoluta privacidade e sigilo. As comunicações são enviadas através de cópia carbono oculta, de forma que os endereços não são acessíveis a terceiros. Além disso a Casa da Cultura não disponibiliza a nenhuma pessoa ou empresa de qualquer tipo acesso à sua lista de assinantes.

Para assinar: Se você quiser receber gratuitamente nosso serviço de divulgação por e-mail, basta clicar no link acima: seu programa de e-mail se abrirá automaticamente endereçando uma mensagem ao nosso serviços de mensagens. Basta clicar em "ENVIAR" para que sua inscrição seja efetivada e em poucos dias você receba a confirmação da assinatura e passe a receber nossos boletins.
Caso seu provedor possua algum tipo de sistema AntiSpam, queira por favor autorizar o recebimento de e-mails a partir de nosso endereço casadacultura@certto.com.br e de nosso domínio www.casadacultura.org

VOCÊ PODE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE ASSINATURAS OU CANCELAMENTOS EM NOSSO SITE: http://www.casadacultura.org/newsletter.html

Saudações,
Casa da Cultura.