Casa da Cultura    

Boletim Informativo Semanal

Ano II, número 31 - Quarta-feira, 06 de outubro de 2.004   

Casa da Cultura Literatura Trabalhos de A. C. Masini


    Exemplar de Assinante Conveniado    

Bom Dia, Amigo(a) Assinante, (ou Boa Noite) 

Exposição de fotografias: Maurilio Passari Ultramari nos leva a um passeio pelas Serras Catarinenses, sua lente nos mostra a famosa Serra do rio do Rastro, cânions e outras belas paisagens dessa encantadora região de Santa Catarina.
[Clique aqui para acessar a exposição de fotografias Encantos da Serra]

Crônica - Livro de Bolso x Privacidade: Nessa divertida crônica, Cissa de Oliveira relata uma situação que muitas vezes passamos ao entrar em um ônibus, metrô ou em outros lugares públicos, quando alguém começa a falar sem parar, criando constrangimento geral.
[Clique aqui para ler outras crônicas da autora]

Muitas outras obras, dos mais diversos gêneros, todas gratuitas e sem propaganda de qualquer tipo, você encontra em nosso sítio WEB, não deixe de nos visitar. Agora temos um mural informativo das últimas novidades, atualizado semanalmente: [Link para o mural de últimas novidades da Casa da Cultura]

Um abraço fraternal,
Casa da Cultura

AJUDE A DIVULGAR A CASA DA CULTURA retransmitindo nossas comunicações a seus amigos e conhecidos.
Obrigado.


Livro de Bolso x Privacidade

Cissa de Oliveira

 

Privacidade é coisa sagrada e, dessa forma, lugares públicos às vezes são impróprios para os "discretos". Nestes locais, fica-se exposto e sujeito a tudo: desde um simples panfleto no semáforo, para entulhar o carro -- isso ou o calor da janela fechada, se nesse carro, a exemplo do meu, não tiver ar-condicionado -- até o maior de todos os inconvenientes: o de se deparar com pessoas inconvenientes. Não sei se é porque moro em São Paulo, mas aqui parece ter mais lugares públicos do que no resto do mundo!!! Portanto, já faz certo tempo, adotei um contra-ataque: ando sempre com um livro de bolso, tenho coleções. Leio-os por gostar e também para não ser incomodada, seja nas filas, na praia ou simplesmente no metrô.

Ler no metrô: coisa que adoro. Principalmente nos dias atuais, quando utilizar esse meio de transporte é quase tão sufocante quanto pegar um ônibus em horário de pico. O metrô é mais rápido, além de ser possível fazer baldeações entre as linhas. Mas sabe como é, a gente junta uma coisa boa aqui, uma mais ou menos ali, faz um balanço e, no final... bom o final é sempre o final. Final??? Sim, estação final da linha norte-sul do metrô. Era lá onde me encontrava, quando na realidade já deveria ter descido a algumas estações.

O livro de bolso bem que valia essa contrariedade, mas contrariedade é sempre isso: contrariedade.

Como sempre, a porta nem ao menos se abre e o povo avança, saindo em direção à plataforma já lotada pelos que aguardam para a próxima viagem. Preciso voltar e permaneço onde estou, em um dos bancos laterais, o que me faz viajar de lado.

Senta-se no banco perpendicular ao meu uma antiga conhecida de colégio; reconheço-a de pronto, no entanto ela não parece ter me reconhecido. E olhe que naquele tempo eu nem conhecia os tais livros de bolso. Fico na minha. Ao meu lado, senta-se um homem, aparentando beirar aos quarenta, assim como nós... quarenta. Já repararam como certas coisas são apenas detalhes?

Detalhes à parte, repentinamente ele fala com um jeito que de detalhe não tem nada, além de ser mais do que arrastado:

-- Há quanto tempo!!!

Percebo que conversa com minha ex-colega. Ela o cumprimenta de maneira polida, mas e ele... parecia um tanto aloprado, com aquele jeito de falar, e pior: falava alto. Com certeza, apenas sua primeira frase já fora suficiente para que naquele vagão a maioria dos presentes o notassem.

-- Mas me conte o que tem feito Dulce! -- realmente, o nome dela era Dulce... lembrei-me com exatidão. -- Fiquei sabendo que está trabalhando com designers. -- ela fez menção de responder, mas ele continuou: -- Como vai a vida? Ainda mora perto da tia? -- e fez mais duas ou três perguntas até que a "colega" conseguiu encaixar-se em alguma brecha daquele monólogo e responder:

-- Sim, continuo morando perto e agora trabalho com decoração de interiores. Atualmente trabalho também com...

Ao que ele completou no mesmo tom de voz anterior:

-- O atelier? Lembro-me que gostava de pintura; eu mesmo não tinha paciência quando você me abandonava por causa disso -- e inesperadamente completou: -- Eu te amava muito.

Aí está um homem que, ou é descomplicado ou totalmente desorientado, pensei. A "colega" já aparentava desconforto com aquela superexposição; mexia no cabelo muito liso, como se fizesse cachinhos. Vai ver ela queria mesmo era retorcer a garganta do fulano. Então, ela perguntou:

-- Você continua visitando sua tia?

-- Deixei de ir lá faz tempo! Eu te amava muito, minha mulher morria de ciúmes de você!

Deduzi que a "colega" deveria ser vizinha da tia dele e a essa altura deveria estar contrariada, pois a grosseria parecia gostar de morar ali naquele homem.

-- Mas éramos tão jovens... e solteiros -- pelo jeito a "colega" apressou-se logo em evitar qualquer mal-entendido. -- É tudo passado, né? -- ela completou.

Ele, totalmente sem cerimônias, respondeu:

-- É, mas mesmo depois de tanto tempo ela tinha ciúmes.

O povo ao redor já prestava atenção no desenrolar da história quando a "colega" conseguiu perguntar o que ele estava fazendo da vida:

-- Sou psiquiatra, tenho um consultório e faço trabalho de acompanhamento de grupos de drogados.

Com muito custo segurei o riso enquanto pensava que ele é quem parecia estar drogado! Então, foi nesse momento que o homem liberou geral:

-- Mas você continua bonitona!!!! -- dizendo isso, passou uma vista geral na "colega-vítima", que mais parecia querer encolher-se, ali, no banco até desaparecer de vez.

Na primeira estação, entraram mais pessoas que, pela ausência de lugares disponíveis, distribuíram-se bem à frente dos bancos. Mas isso não intimidou o psiquiatra. Saquei meu livro de bolso, já certa de que não conseguiria me concentrar; mas pelo menos me libertaria um pouco da cena ao lado. Fingi-me distante, enquanto ele continuou poluindo os ouvidos da "colega" e de quem mais estava por perto, recordando-se "daquele tempo". Próximo à estação seguinte, onde eu desceria, a "colega" levanta-se e diz que "é ali que ela desce". Imediatamente, ele diz:

-- Eu também, vou fazer baldeação.

Desvencilhadas as pessoas pelo meio do vagão, logo estou fora. Já na escada rolante percebo que estão poucos degraus adiante... Ouço ainda quando ele diz para ela:

-- Continua bonitona meeeeesmo! Peituda! Bunduda! -- Não pude deixar de rir, mas isso não foi tudo. Parecendo desconexo, ele ainda acrescentou: -- Sabe minha irmã, a Sandra? Pois é, Dulce, ela continua bebendo!!!!

Taí... qualquer divã adoraria esse psiquiatra...

No topo da escada o louco de pedra despede-se da "colega" com a maior naturalidade e parte em outra direção. Imagino a "colega", sentindo-se livre e solta, enquanto passo por ela.

É... Privacidade é mesmo coisa sagrada, baldeações também; prosas para livros de bolso, idem.

 


ASSINATURA E CANCELAMENTO:

Este boletim é um serviço gratuito da Casa da Cultura. Para assiná-lo, basta informar seu nome e e-mail na página de assinaturas em nosso sítio [clique aqui].

Sua privacidade é garantida, seu direito de cancelamento da assinatura também, a qualquer momento, sem que lhe seja feita qualquer pergunta ou restrição. Se você tem dúvidas, todas elas podem ser sanadas em nosso sítio:

[Conheça o Boletim Informativo Semanal da Casa da Cultura]

[Informações sobre segurança e sigilo do nome e e-mail do assinante.]

[Detalhes sobre os tipos de assinatura: Assinantes Exclusivos e Conveniados]

[Por que confiar na Casa da Cultura?]

Para cancelar sua assinatura:

[Cancelar Assinatura]