Casa da Cultura    


Boletim Informativo Semanal

Ano II, número 26 - Quarta-feira, 01 de setembro de 2.004   

Casa da Cultura Literatura Trabalhos de A. C. Masini


    Exemplar de Assinante Conveniado    

Bom Dia, Amigo(a) Assinante, (ou Boa Noite) 

Herói Olímpico: Artigo surpreendente do escritor André Masini, que lança um novo olhar sobre o acontecido com o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona de Atenas. Compara o esforço do atleta com os feitos dos heróis de Homero, fala de sua preparação e sonhos, e a superação da revolta após o incidente. O artigo foi publicado dia 01/09/2004 na coluna semanal do escritor no Jornal "O Paraná".
[ Leia outros artigos de André Masini]

Poemas eróticos de Bocage em pinturas: Nessa interessantíssima exposição, o consagrado pintor português P. Charters d'Azevedo traduz em suas telas os poemas eróticos de Barbosa du Bocage, um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos, e, depois de Camões, o mais popular.
[http://www.casadacultura.org/arte/pint/p_charters_d_azevedo/p_charters_azevedo_idx.html]

Casa da Cultura bate novo recorde: A cultura vive! Agradecemos a você, assinante, e a todas as pessoas interessadas na verdadeira Cultura: não comercial, não massificada, que respeita o ser humano como criatura pensante -- agradecemos a você por nosso sucesso! Fechamos o mês de agosto com mais um recorde absoluto, mantendo nossa trajetória de permanente crescimento: tivemos 17.209 visitantes! Isso mesmo, mais de dezessete mil pessoas em um mês! Com uma média de 555 visitantes por dia! E um total de 193.920 hits bem sucedidos!
[Veja os relatórios oficiais auditados com todos os detalhes]

Muitas outras obras, dos mais diversos gêneros, todas gratuitas e sem propaganda de qualquer tipo, você encontra em nosso sítio WEB, não deixe de nos visitar. Agora temos um mural informativo das últimas novidades, atualizado semanalmente: [Link para o mural de últimas novidades da Casa da Cultura]

Um abraço fraternal,
Casa da Cultura

AJUDE A DIVULGAR A CASA DA CULTURA retransmitindo nossas comunicações a seus amigos e conhecidos.
Obrigado.


Herói Olímpico


André C S Masini

De olhos fixos, Deuses e homens acompanhavam as passadas firmes do Herói, que seguia avançando. Vanderlei Cordeiro de Lima -- como Aquiles abrindo espaço entre as hostes troianas, como Ulisses rompendo os obstáculos do caminho -- avançava sobre Atenas, abrindo imensa distância sobre seus rivais.

Feito inimaginável!

Ele iniciara a prova ignorado por seus próprios compatriotas: "O Brasil encerra sua participação conquistando o ouro no vôlei," haviam anunciado as TVs, horas antes.

Medalha na maratona? Para o Brasil? Que isso, Maratona Olímpica é sonhar alto demais...

E é verdade que, para um atleta brasileiro, ter chegado até aquela prova já era um triunfo. Antes da própria maratona, ele tivera que vencer a falta de apoio público, de patrocinadores, de condições para treinar, de suporte médico, psicológico, falta de quase tudo, inclusive de suficiente reconhecimento pelas tantas vitórias já conquistadas. Mas Vanderlei chegara lá, assim como os outros abnegados de nosso atletismo.

Ele, porém, trazia no peito aspirações maiores do que nossa imprensa e todos nós podíamos sonhar. Por muito tempo, longe do foco dos noticiários, ele havia se preparado com grande seriedade para um único objetivo: vencer aquela prova.

Assim, quando Vanderlei irrompeu do meio da massa dos adversários e avançou sozinho no caminho da vitória, o mundo inteiro ficou atônito, principalmente o Brasil. Era uma glória impensável. Vencer no berço das olimpíadas, no berço da civilização ocidental, vencer repetindo os passos lendários de Fidipides, e vencer de forma avassaladora, com imensa distância sobre os demais competidores...

E lá ia ele, a caminho da imortalidade, do Olimpo... quando o inadmissível acontece: surge um boçal que invade o asfalto, agarra-o e arrasta-o para fora da pista.

Ao ver aquilo, meu peito queimou de ultraje e indignação. Como podia a organização grega permitir aquilo com o líder da maratona?! Aonde estava a tão falada "segurança"? Será que "segurança" agora significa apenas impedir que algum árabe faça algo contra algum estadunidense? Não seria também "segurança" proteger as pessoas contra bárbaros britânicos, como esse ou como os que mataram 39 pessoas na final da copa da UEFA em 1985? Ou estarão eles agora imunes, por não serem os inimigos da vez dos EUA?

Mas o pior foi a expressão de desespero no rosto de Vanderlei ao ver o sujeito se aproximar. Após tanto sacrifício e o esforço! 36 quilômetros sob aquele calor, anos de sofrido treinamento, uma vida voltada para aquele grande sonho...

Desespero, pois um ataque do gênero tira do atleta qualquer condição prática de seguir em frente -- não apenas pelo tempo perdido, ou pelo esforço extra sobre os músculos, ou pelo cansaço extra (lutar cansa mais que correr) -- tal ataque é devastador principalmente por seu impacto psicológico, por quebrar ritmo e concentração numa prova de terrível desgaste como a maratona.

A revolta por aquela injustiça dominou meu espírito. Deveriam interromper a prova imediatamente! O Brasil deveria melar a maratona, retirar-se dos jogos, devolver todas as medalhas. As olimpíadas que fossem pro inferno...

Mas, para minha imensa surpresa, Vanderlei continuou em frente (pondo a mão na coxa, que doía). Acabou sendo ultrapassado por dois oportunistas, mas continuou correndo, e, na chegada, ao invés de protestar, festejou fazendo aviãozinho!

Que imensa lição ele deu a mim! Sua vontade de seguir em frente, dando o melhor de si, foi maior que a revolta, mesmo ao lhe roubarem a glória inimaginável de entrar sozinho no estádio olímpico! Que lição de superação! Que lição para este mundo, tão insuflado de ódio e intolerância pelo arrogante moleque G. Bush!

Independente, porém, da nobreza do herói, a verdade é que a vitória lhe foi roubada! E o mínimo que os juízes tinham que ter feito era conceder-lhe a medalha de ouro e o título de campeão olímpico. Mas o presidente Jacques Rogge, cinicamente, preferiu fingir que tudo estava bem, e congratular a organização grega pelos "jogos dos sonhos".

Sonhos e cinismo à parte, Vanderlei é o verdadeiro campeão da Maratona, e a justiça só será feita no dia em que isso for oficialmente reconhecido.

Parabéns Vanderlei, você é o campeão, herói do Brasil e inspiração para o mundo. Cala tudo o que Camões ou Homero canta, que um brasileiro mais alto se alevanta.

O autor é  Escritor, Auditor Fiscal da Receita Federal
e Diretor Geral da Casa da Cultura
.


ASSINATURA E CANCELAMENTO:

Este boletim é um serviço gratuito da Casa da Cultura. Para assiná-lo, basta informar seu nome e e-mail na página de assinaturas em nosso sítio [clique aqui].

Sua privacidade é garantida, seu direito de cancelamento da assinatura também, a qualquer momento, sem que lhe seja feita qualquer pergunta ou restrição. Se você tem dúvidas, todas elas podem ser sanadas em nosso sítio:

[Conheça o Boletim Informativo Semanal da Casa da Cultura]

[Informações sobre segurança e sigilo do nome e e-mail do assinante.]

[Detalhes sobre os tipos de assinatura: Assinantes Exclusivos e Conveniados]

[Por que confiar na Casa da Cultura?]

Para cancelar sua assinatura:

[Cancelar Assinatura]