Casa da Cultura    

Boletim Informativo Semanal

Ano II, número 30 - Quarta-feira, 29 de setembro de 2.004   

Casa da Cultura Literatura Trabalhos de A. C. Masini


    Exemplar de Assinante Conveniado    

Bom Dia, Amigo(a) Assinante, (ou Boa Noite) 

Exposição de pinturas: O versátil poeta e artista plástico Üzeyir Lokman Çayci, nascido na Turquia e radicado na França, expressa uma visão muito pessoal de mundo através de suas pinturas com técnicas mistas, que incluem pincel, tinta, colagem, desenho e imagens digitais. Desde seus 14 anos de idade, suas obras chamam a atenção de público e crítica de diversos países da Europa. Os curadores da Casa da Cultura têm grande satisfação em apresentar a seus assinantes e visitantes esta exposição de 26 trabalhos.
[Clique aqui para acessar a exposição de pinturas]

Conto - No dia em que AF subiu ao telhado: Este conto de Maria Coquemala narra a história de uma seqüência de mortes que ocorrem após um homem cair de cima de um telhado. No Boletim de hoje publicamos os primeiros parágrafos do conto que pode ser lido na íntegra em nosso site.
[Clique aqui para ler o conto]

Muitas outras obras, dos mais diversos gêneros, todas gratuitas e sem propaganda de qualquer tipo, você encontra em nosso sítio WEB, não deixe de nos visitar. Agora temos um mural informativo das últimas novidades, atualizado semanalmente: [Link para o mural de últimas novidades da Casa da Cultura]

Um abraço fraternal,
Casa da Cultura

AJUDE A DIVULGAR A CASA DA CULTURA retransmitindo nossas comunicações a seus amigos e conhecidos.
Obrigado.


No dia em que AF subiu ao telhado

Maria A. S. Coquemala

Na cidade, tudo se sabia, e o que se comentava é que AF tinha subido ao telhado para desobstruir a calha, mas, atingido na cabeça por uma bala, caíra sobre o pátio ladrilhado, todos pensando que tivesse morrido. Porém, sobrevivera, apesar das muitas quebraduras e da bala na cabeça. Impossível extraí-la. Assemelhava-se a uma estranha mancha que as precárias radiografias do velho aparelho de Raios X da Santa Casa mal sinalizavam.

Está em casa em recuperação, tem todo o tempo pra pensar, o que as atividades de menino pobre, desde cedo trabalhando muito, depois casado e pai de quatro filhos, nunca lhe tinham permitido. Não mais agora, afastado por tempo indeterminado do trabalho de gerente de agência bancária local. Gerente tem que ter lucidez explícita, bala na cabeça remete à perturbação mental, assim se justificara o diretor do banco, gerando recriminações dos amigos de AF. Banco que tinha sido uma potência, imagem a preservar, mas que ultimamente vinha apresentando prejuízos. AF tem então tempo pra pensar. Pensar e pensar... Horas e horas pensando... A bala no cérebro a motriz dos pensamentos? Pensar é fascinante. Como não descobrira isso antes? Pensar, concluir, planejar e executar.

No domingo em que a família de AF encontrou morto no jardim um dos seus quatro gatos, atribuiu-se a morte a algum veneno, efeito talvez de ingestão de rato envenenado. O gato não apresentava ferimentos. A menina caçula chorou, e chorou muito mais à medida que iam morrendo os demais em seqüência, sempre aos domingos, sempre do mesmo modo, um mórbido enigma a decifrar. Pensou-se no vizinho, inimigo declarado dos felinos, mas amigo de cães, tendo ele e a mulher dois minúsculos e inseparáveis cachorrinhos, um casal, carreando para eles os cuidados dos filhos que não tinham. Também um dia aparecendo mortos no quintal, os dois juntinhos, logo depois do último gato. Nem a morte os separou, comentava a entristecida vizinha, e agora se interessando também pelo acontecido com os gatos...

[Leia o conto completo...]


ASSINATURA E CANCELAMENTO:

Este boletim é um serviço gratuito da Casa da Cultura. Para assiná-lo, basta informar seu nome e e-mail na página de assinaturas em nosso sítio [clique aqui].

Sua privacidade é garantida, seu direito de cancelamento da assinatura também, a qualquer momento, sem que lhe seja feita qualquer pergunta ou restrição. Se você tem dúvidas, todas elas podem ser sanadas em nosso sítio:

[Conheça o Boletim Informativo Semanal da Casa da Cultura]

[Informações sobre segurança e sigilo do nome e e-mail do assinante.]

[Detalhes sobre os tipos de assinatura: Assinantes Exclusivos e Conveniados]

[Por que confiar na Casa da Cultura?]

Para cancelar sua assinatura:

[Cancelar Assinatura]