Alexandre Conti da Fonseca da Livraria Cultura

Antes de começar a editar meus próprios livros, eu imaginava que as principais dificuldades seriam o projeto gráfico e a produção.

Vencida essa etapa, eu descobri que muito mais difícil é a divulgação na imprensa.

Então, com o talento e a dedicação de Mônica Xavier, minha excelente assessora de imprensa, também essa barreira foi vencida.

Aí eu imaginei que tinha chegado a algum lugar. Cândida ingenuidade!

A prova realmente difícil ainda estava por vir.

Nesses nossos tempos, onde tudo é padronizado, globalizado, massificado, colocar um livro em uma grande rede de livrarias é uma tarefa quase impossível para um autor-editor como eu. Eu jamais teria imaginado que essas grandes redes fossem recusar meus livros – que são bem produzido, têm boa capa, boa encadernação, e conteúdo de inegável qualidade – oferecidos em consignação! Mas fizeram exatamente isso!

Como tenho sido leitor e comprador de livros por mais de 30 anos, e como para mim a principal atração dos livros é o fato de constituírem idéia pura e expontânea direta da fonte, que fica nas prateleiras aguardando por mim; enfim, baseado em minha experiência de leitor-cliente, eu vejo com bastante estranheza a política das grandes redes de limitarem-se a títulos, autores e editoras já consagrados, com expectativa de venda rápida.

E como fica o prazer do leitor de passear pelas estantes examinando, selecionando, garimpando? E como fica o encanto de poder escolher algo em meio àquela riquíssima mistura, de todos os tipos de autores e de editoras, de coisas boas com coisas ruins, de livros estranhos com livros padronizados, e de examinar tudo isso segundo o seu exclusivo julgamento e critério? Será que o leitor está disposto a ceder a posição de soberano absoluto para a livraria?

Se uma rede de livrarias filtra tão severamente seus títulos, qual escolha ela pretende deixar para o leitor-cliente? E que prazer restará a esse leitor ao percorrer as estantes? O prazer de pegar o best-seller escolhido pela livraria e levá-lo ao caixa?

Mas o mais irônico de tudo isso é que "Humanos" tem um enorme potencial de vendas! Potencial comercial no sentido mais prático! Pois em três livrarias, de três amigos meus, o livro vendeu-se sozinho! As pessoas eram atraídas pela capa, pegavam o livro, manuseavam-no, e algumas delas compravam! Para mim era óbvio que bastaria que os compradores das grandes redes fizessem um teste para que percebessem que o livro vendia!

Mas depois de algum tempo eu comecei a suspeitar que estava diante de uma barreira intransponível. As pessoas das grandes redes não olhavam para meu livro e não estavam dispostas a falar ou pensar sobre ele.

Não vou me alongar aqui relatando as horas que gastei ao telefone tentando falar com alguém que me ouvisse, nem o pouco interesse com que as pessoas me receberam. Vou direto à parte boa da história: o contato com um comprador que faz jus ao nome: Alexandre.

Apesar das difíceis experiências anteriores, eu continuei insistindo em ligar para as livrarias. E foi nesse estágio que liguei para a Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.

Fui logo surpreendido por uma atitude extremamente gentil:

"Mande o livro para eu dar uma olhada," disse aquele comprador.

Foi a primeira demonstração de interesse que recebi de uma livraria...

Uma semana depois eu liguei novamente para o Alexandre. Ao identificar quem eu era, ele falou:

"Seu livro é muito bom! A capa é muito boa e chama muita atenção! Eu li o livro e gostei muito! Vou comprar dez exemplares!"

Eu mal acreditei naquelas palavras. Parecia que eu escutava o canto dos anjos da redenção, que vinham me resgatar do inferno onde eu caíra por engano. Finalmente!

Na pessoa do Alexandre eu descobri que ainda existe vida e inteligência nas livrarias. Depois de tantas experiências desanimadoras, eu finalmente encontrara alguém que olhava o livro e que lia o livro.

Além de tudo, Alexandre sabia o que estava fazendo. Pois todos os exemplares que ele comprou foram vendidos. Ele fez uma segunda compra, e novamente todos os exemplares foram vendidos.

Quer saber a moral da história? Se você quiser achar competência, procure do lado da educação e da gentileza.

A outra moral da história é que, hoje, quando quero manusear e comprar livros, vou ou a um sebo ou à Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos. Pois – no dia em que eu tiver que restringir minha leitura aos títulos escolhidos por empresas comerciais – será melhor desistir de ler, e me resignar a ver televisão.

Assim, meu caro Alexandre, por sua educação, por sua gentileza, mas acima de tudo por sua extrema competência,

Muito obrigado!

Para todos os leitores-clientes da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, é uma dádiva a presença de uma pessoas como você, que não se restringe ao óbvio e ao já conhecido, e que, por isso, torna sua livraria tão rica e tão interessante.

Página Principal