Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente
Voltar para o Índice Geral da Seção de Literatura
Literatura
Voltar para o Índice de Artigos
Artigos
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Casa da Cultura - Literatura - Artigos


EM NOME DE DEUS, CLEMENTE E MISERICORDIOSO.

"Sabei que aqueles que contrariam a Deus e Seu Apóstolo serão exterminados, como o foram os seus antepassados: pôr isso Nós lhe enviamos lúcidos versículos e, aqueles que os negarem, sofrerão afrontoso castigo."Alcorão Sagrado.58a Surata. 5."

Eu Culpo

Don Antônio Maragno Lacerda

O maior inimigo do Brasil - é o brasileiro. Tudo aqui é feito "para inglês ver". Seremos sempre escravos.

Houve, outrora, um Libertador. Tiradentes, (que em sentença da alçada, em 18 de Abril de 1.792) foi enforcado, cortado a cabeça, pregada no poste mais alto, e seu corpo dividido em quatro quartos e pregados em postes pelos caminhos de Minas Gerais. Deste ponto glorioso da história do Brasil, partiu JEAN, um roceiro, para a Inglaterra; trabalhar como encanador.

Como se cá canos não existisse. Todo mundo dá o cano. E a polícia, perdeu sua empáfia. Seguiu-o à paisana pelas ruas, e dentro do Metrô, deram-lhe cinco tiros na nuca.

Pergunto.

Os dois intrujões encontrados no Palácio de Buckran (não sei se é assim que escreve), levaram tiros.? Talvez até convidados fossem.

Mas JEAN levou. Nem muçulmano era. Católico; nem freqüentava igrejas. Que Deus, Misericordioso haja. Ingleses e americanos lembram-se de outrora; "a vitória do Afeganistão". A política, agora é debilitá-lo, e arruiná-lo. Como Bagdá. Outra história triste é a da Irlanda, Verde Eire, terra de poetas e de santos, é esmagada pelo feudalismo inglês.A Inglaterra vale-se do clero católico para apunhalar a Irlanda.

Em Londres a situação é intolerável. O "fog" é de medo. A Scotland Yard ficou num Sherlock Holms que tomava morfina. Estranho povo é o inglês, que ninguém pode ser moral sem ler a Bíblia, ser forte, sem jogar cricket e ser gentleman sem ser inglês. E gostam de usufruir, de coisas que sua beleza moral, não torne tão triste como as paróquias de Yorkshire. Procuram paraísos de prostituição pedófilas, como existe no Brasil. Lembremos Thackeray, o gênio, que faz-lhe sátira sangrenta, até Carlyle, que viveu toda a vida a fulminar a Inglaterra com a cólera de um profeta. Estão em todas as partes estes ingleses.Principalmente nas ruas da Inglaterra, com seus ridículos guarda-chuvas.

Voltemos ao Brasil. A mídia, laica, apenas sussurra o acontecimento.Já nem falo na política, que não merece nem uma letra da minha pena. Mas cito, Agripino Grieco," o Brasil gasta, para manter a cadeira de Camões, no King's College de Londres, polpuda mesada". Nesta altura, Jerusalém, Bagdá, Egito, ou cinco mesadas na cabeça de um encanador brasileiro, não vai fazer muita diferença.



O Autor, Don Antônio Maragno Lacerda, nasceu em Piracicaba em 07/07/1937. Viveu por na Europa. Morou no sul do Brasil por 11 anos. No Rio Grande do Sul fez rádio e jornalismo e fundou o Museu Municipal de Caxias do Sul. Em Campinas fundou o JORNAL DOS MUNICÍPIOS que tem 39 anos. Publicou o romance "CONFLITO" pela Editora Paulino, posteriormente "O Homem da Jaqueta Plástica". Em Paris "Mystère D 'Ange" uma tese sobre Voltaire, Pöe e Doyle, que teve grande repercussão. No ano passado lançou o livro "O CÍRCULO VICIOSO" - empolgante romance sobre a vida nas Embaixadas. Caracterizado pela ausência total de vínculos religiosos e ideológicos considera-se livre de títulos e tabus, embora tenha estudado antropologia e teologia, principalmente Islamismo e Baghavad Gita. O "DON" lhe foi atribuído pela colônia italiana, por causa do seu esforço em torná-la cidadã de primeira classe. Mas brincando costuma dizer que o Don é uma homenagem ao Rio da Rússia - Federação com a qual tem grande afinidade. Recebeu Prêmio da Unesco. Mais recentemente, foi homenageado pelo Grupo Mibasa, no seu MUSEU AO AR LIVRE, com um pé de Umbu, uma rocha de Quartzo e uma placa com o seu nome, em Jaramataia, Alagoas. Costuma dizer:"fora de mim, tenho filhos, um pé de Umbu e uma rocha de Quartzo. Na literatura sou um ferreiro que maneja o malho e a bigorna."

Contatos: jornaldosmunicipios@ig.com.br

Página Publicada em 01/08/2005