Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente

Biografias
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Henrique Chagas

 

Meu amigo Henrique Chagas é conhecido, no universo cultural brasileiro, principalmente como o criador e diretor do belíssimo sítio de literatura Verdes Trigos. Não são muitos os que sabem que ele é também advogado, professor e, acima de tudo, um brilhante escritor.

André C S Masini


Biografia


HENRIQUE CHAGAS nasceu no município de Cruzália/SP, Brasil, em 1960, e tem ascendência indígena e portuguesa. Tem uma formação humanista sólida e fundada em princípios cristãos. Fez o curso ginasial e colegial no Colégio Cristo Rei, de Marília/SP, uma escola mantida pelos Irmãos do Sagrado Coração, congregação religiosa da qual também fez parte por alguns anos.

Com a orientação dos Irmãos do Sagrado Coração fez seus estudos filosóficos e teológicos na cidade de Campanha/MG e Belo Horizonte/MG e em São Paulo/SP estudou Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (FAI - Faculdades Associadas do Ipiranga), da Arquidiocese de São Paulo. Estudou também Psicologia, na Faculdade de Psicologia de Marília/SP, da UNIMAR - Universidade de Marília/SP.

Foi professor e coordenador de cursos no Colégio Cristo Rei, de Marília/SP. Foi Diretor Escolar nas unidades de Tupã/SP, Lucélia/SP e Rancharia da Associação de Ensino de Marília, mantenedora da UNIMAR - Universidade de Marília/SP.

Fez o Curso de Bacharelado em Direito, na Faculdade de Direito de Presidente Prudente/SP, da ITE – Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente/SP, por onde também é pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil. Durante referido curso desenvolveu um profundo estudo, também fruto de sua atividade profissional, sobre o Direito Bancário, dissertando sobre "A Dinâmica do Negócio Jurídico Bancário – uma questão de princípios", tendo como orientadora a Dra. Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira, Doutora pela PUC/SP.

Atualmente participa do programa de Mestrado em Direito da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, tendo como área de concentração: Sociedade, conflito e processo. O projeto de pesquisa elaborado para a realização do programa de Mestrado tem como título: "O direito e seus operadores - Instrumento e sujeitos de efetivação da justiça e de transformação social".

Desde 1992, Henrique Chagas, após aprovação em concurso, é advogado da empresa pública federal CAIXA ECONOMICA FEDERAL, com lotação na Representação Jurídica de Presidente Prudente/SP, com função de confiança especializada de Assistente Técnico I. Como advogado desta empresa, desempenha atividades jurídicas ligadas às áreas de consultoria (Pareceres e Contratos) e de contencioso (judicial e administrativo), além ter presidido várias comissões de sindicância, instauradas segundo o Direito Administrativo.

Além das atividades inerentes ao cargo de Procurador da CAIXA, desenvolveu um amplo e audacioso projeto para treinamento de gerentes gerais e gerentes da CAIXA: "Aspectos Jurídicos da Contratação e da Cobrança Judicial", que encontra-se incluso como módulo no Programa Crescer com a CAIXA, e está sendo aplicado a todos os seus gerentes gerais e gerentes.

Atuou junto a GEDES/MZ – Gerência de Desenvolvimento da CAIXA (Brasília/DF), na formação de advogados instrutores e multiplicadores do Programa Crescer com a CAIXA, programa e política de desenvolvimento de pessoal da empresa; tendo elaborado e aplicado tal programa de multiplicadores de advogados em parceria com Flávio Elias Pinto (link para parceiros multidisciplinares) e Fátima Miranda (link para parceiros multidisciplinares) para 54 advogados de todas as regiões do Brasil, em duas turmas em Brasília/DF e uma turma no Rio de Janeiro/RJ.

Durante o mês de julho/98, convidado pela GEAJU/MZ, unidade jurídica da matriz da CAIXA, prestou serviços de consultoria e assessoramento junto à Gerência Executiva do Contencioso e Gerência de Área Jurídica, em Brasília/DF, e por solicitação elaborou para a CAIXA o projeto do programa "MULTIPLICADOR DE CONHECIMENTOS JURÍDICOS". Referido programa é inteiramente voltado para a prevenção de demandas jurídicas através da preparação de seu corpo negocial e jurídico.

Tem atuado como instrutor jurídico: treinando e preparando os gerentes gerais e gerentes da CAIXA vinculados aos mais diversos Escritório de Negócios, com turmas já realizadas em Santos/SP, Osasco/SP, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, entre várias outras realizadas no interior do Estado de São Paulo.

Henrique Chagas é professor universitário contratado pela UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista – Departamento de Direito Privado para lecionar Direito Civil e Direito Internacional Público e Privado na Faculdade de Ciências Jurídicas.

Alem de tudo isso é diretor presidente do Centro Cultural Virtual VERDES TRIGOS


A poesia e o talento de Henrique Chagas transparecem em todos os textos que ele escreve. A simples e bela apresentação do sítio Verdes Trigos, que reproduzimos abaixo, é um exemplo disso:

Quando era criança pensava como criança. E para pensar, utilizava de toda a imaginação possível. Para pensar, costumava ficar debaixo de uma árvore olhando para o horizonte: sentindo o vento e na sua velocidade deixava a imaginação caminhar. O que mais gostava era olhar os trigais, com os seus cachos ainda verdes, formando verdadeiras ondas pelo vento. Ficava horas a contemplar os verdes trigos balançando e as ondas formadas por suas espigas. Iam e viam, num balançar determinado pela própria natureza. Ainda criança, deixava o pensamento correr.

Depois, já adulto, por várias vezes voltei ao lugar onde nasci e cresci. Para lá volto sempre que possível para recordar e para matar a enorme saudade de todos os sonhos que tive sob a sombra fresca das laranjeiras, mangueiras ou abacateiros. Mas, a maior saudade mesmo é aquela da contemplação ao balançar dos verdes trigos. Cada vez que os verdes trigos me vem à lembrança, tenho a plena certeza de que os sonhos nunca envelhecem, como diz o compositor Márcio Borges. Realmente, os sonhos não envelhecem.

Desde criança aprendi que ser homem é ser pensante. As preocupações, as vicissitudes da vida encarregam-se regularmente de nos mostrar que somos, mesmo sendo inteligentes e pensantes, bastante vulneráveis. Contrapondo esta vulnerabilidade, a faculdade de pensar, juntamente com a capacidade de amar, é que nos constitui seres nobres. Não nascemos já pensantes ou amantes. Aprendemos a pensar e a amar. Quanto mais aprendemos a pensar ou a amar, mais temos a certeza de que pouco sabemos.

Pensar..... é uma arte. Aristóteles, o filósofo de Atenas, já pensava na arte de pensar. Escreveu um livro com o sugestivo nome de Organon, ou seja, instrumento. Ou seja, para Aristóteles, é necessário aparelhar a inteligência para poder pensar de maneira adequada.

Verdes Trigos! Verdes trigos é o espaço virtual destinado a todos aqueles que queiram comigo pensar a vida, sonhar, pensar e sonhar.

BOA LEITURA

Henrique Chagas


Contatos: henrique@verdestrigos.com
Sítio Web: Verdes Trigos
Avenida Cel. José Soares Marcondes, 412/802
19020-120 - Presidente Prudente - SP
Brasil

 

© Todos os textos, ilustrações e fotos apresentados neste site têm direitos reservados.
Nenhuma parte deles pode ser copiada, transmitida, gravada ou armazenada em sistemas eletrônicos, nem reproduzida por quaisquer meios sem autorização prévia e por escrito do autor, sob pena das pertinentes sanções legais.
Quando autorizada, a reprodução de qualquer desses textos, ilustrações ou fotos deverá conter referência bibliográfica, com nome do autor e da publicação.
As solicitações para a reprodução de qualquer desses textos pode ser feita através do e-mail contatos@casadacultura.org