Assine Gratuitamente |
e-Books |
Índice Geral Poesias |
Casa da Cultura |
|
Seção de Poesias da Casa da Cultura - e-Books |
Prefácio de André C S Masini
Naquele dia, como em tantos outros dias, abri alguns e-mails de pessoas desconhecidas para dar uma rápida olhada em seus textos e poemas. Eventualmente cheguei a um poema chamado Para quando chegar o fim, de um certo autor argentino de quem eu jamais ouvira falar, um tal de Sergio (Gito) Minore.
Li os primeiros versos e, de súbito, percebi que estava diante de uma obra que transcendia o habitual. Uma pergunta existencial, proposta em belíssima imagem lírica, atraiu magneticamente minha atenção e meu sentimento estético:
E se só restar o silêncio/ da insônia de uma calha/ que não se cansa de gotejar?
Segui lendo o poema, absorvendo verso a verso, e mergulhando naquela indagação sobre nossa existência e o fim dela, e sobre o sentido de tudo isso...
E o autor seguia em frente, sempre com novas imagens de excepcional sensibilidade e inspiração, falando da frustrações da superfluidade da Vida...
E se este coração/ dormir anestesiado/ e sentido-se supérfluo/ bater de vagar/, chorando uma falsa lágrima/. E se só restou para desfrutar/ esta paz de soníferos/ este canto tedioso/, esta monótona melodia...
Agora a poesia havia me absorvido inteiramente. Eu escutava com meus próprios ouvidos as gotas caindo da calha, caindo sem parar, e sentia em meu próprio corpo a noite mal dormida... eu cada uma daquelas perguntas ressurgia em minha mente, como se a vida de quem as escrevera fosse a minha própria vida...
E enquanto tudo isso passava, eu esperava... esperava com ansiedade cada vez mais forte... esperava que o poema talvez reservasse, talvez tivesse guardada... uma resposta!
E o poema seguia, com mais imagens, aproximando-se do fim...
Para quando chegar o fim
O fim da vida... o fim do poema...
E chegou ao fim de forma magistral! Sem saídas fáceis, sem demagogia, mas também sem desesperança, sem cinismo nem sadismo, e sem niilismo...
Magistral!
Eu demorei uns bons minutos em silêncio para assimilar a poesia...
Então reli o nome do autor, de quem eu nunca ouvira falar: Gito Minore. Percebi que estava diante de uma Grande Obra e de um Grande Poeta, entre os melhores que tenho lido. Obra e Poeta que mereciam e justificavam todo empenho de divulgação por parte da Casa da Cultura. Percebi que os trabalhos desse escritor seriam um magnífico presente para todos nossos assinantes, leitores e visitantes...
Contactei Gito, manifestei nossa intenção de divulgar suas obras e fiz o convite para publicarmos um ou mais e-books. Ele gostou da idéia... e aqui estamos nós.
E este é o primeiro e-book do que eu espero seja uma série. Temos intenção de em breve publicar também o livro de poesias "Flores Cohibidas".
Esta edição foi organizada com a tradução completa em português posicionada antes; e o original em espanhol completo, depois.
André Masini
Diretor Geral da
Casa da Cultura
Sobre o Autor
O Poeta Gito Minore é argentino, nascido em Buenos Aires, em 1976. Publicou seu primeiro livro de poesias "Emociones Alternas" em 1995, depois disso publicou outros livros de poesias todos de forma independente. Participa desde 1994 de diversas publicações culturais com poemas, contos e artigos. Em 2002 lançou seu primeiro CD, uma obra musical que inclui 12 dos poemas de seu livro "Fuego en el Pecho".
Sobre el Autor
Gito Minore nació en la ciudad de Buenos Aires, el 24 de abril de 1976. Publicó su primer libro de poemas "Emociones Alternas" en mayo de 1995, al que le siguieron "La Copa Rota" (oct. '95), "Noventas" (1996), "Walking Alone" (1997) y "Fuego en el Pecho" (1999), todos editados y distribuidos de forma independiente. Desde 1994 hasta la fecha colaboró con poemas, cuentos y notas de forma alternada en diversas publicaciones culturales y barriales. Asimismo durante el período '99-'01 escribió en la revista El Acople, destinada al circuito underground, una columna de humor. Además, parte de su obra poética fue publicada diversas revistas electrónicas. Poemas de su autoría participaron en las antologías "Senderos" (ed. See '95) y "A dos años del 2000" (ed. 3+1 '98).
En julio del año 2000, el autor recibió una distinción por parte del Círculo Literario Mitre (Secretaría de Cultura de la ciudad de Azul) por su obra "Fuego en el Pecho". En el año 2002 edita su primer CD, obra musical que consta de 12 poemas de su último libro, recitados por el poeta sobre música compuesta por Gustavo Zavala. El mismo se estuvo presentando en bibliotecas de Buenos Aires, y está siendo editado en cassette por el sello independiente Kaín y Abel Diskos de Bolivia. Se prevee para abril del año 2003 la publicación de su sexto libro de poemas "Flores
Sobre a Tradutora
Cleidiner Ventura, conhecida na internet por Anjo, é Brasileira, advogada, poetisa, com poemas publicados em vários sites por todo o mundo; Um de seus poemas: “Tietê, magia e esperança”, foi publicado no Livro – Tietê, o rio de São Paulo, da editora Ânima Cultural, impresso e distribuído por Montanha, editora S/A, na ocasião dos 450 anos da Cidade de São Paulo – 25.01.2004. Mantém quatro sites na Internet, todos visando a cultura, literatura e as artes de um modo geral.
Abrir PDF* |
Downloads |
|
O(a) visitante pode optar pelo download dos livros em arquivos por extenso (que são maiores e mais demorados) ou em arquivos comprimidos (zipados, que são menores e mais rápidos).
O arquivo zipado, porém, exige um programa de descompressão (como o WinZip ou qualquer outro). Se o(a) assinante quiser, pode fazer imediatamente o download de um desses programas de compressão e descompressão, direto da central do WinZip, basta procurar "WinZip" em qualquer motor de busca.
Os livros estão em formato PDF, que é um padrão que pode
ser lido por muitos programas diferentes. O(a) visitante possivelmente já
tem instalado em seu micro um leitor de PDF, mas, se após ter feito o
download dos livros não conseguir abri-los, talvez valha a pena fazer
o download do Adobe Reader, basta procurar "Adobe Reader" em qualquer
motor de busca, ou escolher algum outro programa de leitura de sua preferência.
A opção mais eficiente de acesso e leitura é fazer o download para o computador local, e depois abrir o livro quantas vezes for desejado e enviá-lo a quantas pessoas se desejar. A opção de abrir o PDF com o Browser, faz com que o próprio programa de acesso à WEB (Internet Explorer, Netscape, Modzila, etc...) abra o arquivo, mas todas as operações serão mais lentas, e o livro não estará disponível para consultas posteriores ou para o envio a outras pessoas.
Nosso e-mail: contatos@casadacultura.org
© Todos os textos, ilustrações e fotos apresentados neste site têm direitos reservados. Nenhuma parte deles pode ser copiada, transmitida, gravada ou armazenada em sistemas eletrônicos, nem reproduzida por quaisquer meios sem autorização prévia e por escrito do autor, sob pena das pertinentes sanções legais. Quando autorizada, a reprodução de qualquer desses textos, ilustrações ou fotos deverá conter referência bibliográfica, com nome do autor e da publicação. As solicitações para a reprodução de qualquer desses textos pode ser feita através do e-mail contatos@casadacultura.org |