Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente
Voltar para o Índice Geral de Artigos de André Masini
Índice Artigos de André Masini
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Comentários sobre o Artigo "O Fracasso da Democracia"
Publicado no Jornal O Paraná em 09/nov/2004


E.U.A. x O Imperialismo

É angustiante ver um país como os Estados Unidos se auto-dominando como a nação messiânica do mundo. Ninguém naquele lugar parece ser inocente depois da reeleição do tirano Bush, exceto o cineasta Michael Moore (do documentário Fahrenheit 9/11) que logo será engolido pelo imperador pós-moderninho que assistimos pela tv. Este país não é muito diferente dos impérios que passaram; todos tinham um imperador, um exército, um povo que apoia, uma vontade de conquistar o mundo, argumentos falsos, muita hipocrisia e falta de humanidade. Foi assim com os Faraós no Egito Antigo, Nabucodonosor na Babilônia, Assurbanipal na Assíria, Ciro e Dario na Pérsia, Alexandre magno (O Grande) na Grécia, os loucos imperadores romanos que são muitos, os papas soberanos divinizados da idade média, os puritanos da iglaterra moderna, napoleão da frança, Hitler da Alemanha e tantos outros que conhecemos formam a lista dos idiotas ilustres da história da civilização, ou melhor, da barbárie. Hoje nós temos o W. Bush dos E.U.A. para aumentar a lista dos conquistadores da humanidade afim de não esquecermos que o mundo sempre girou em torno do imperialismo. Seu nome moderno chama-se "democracia", "luta contra o terror", "combate ao fundamentalismo islâmico", "Busca de liberdade", "O modelo ocidental de viver" e outras frases de efeito que, pelo visto só tem entrado na cabeça dos norte-americanos (confirmado pelas eleiçoes deste ano/2004). Se não há esperança contra essa tendência desumana imperialista, talvez daqui a alguns anos (séculos para não ser otimista) apareça outra nação ou povo conquistador com as mesmas ambições imperialistas que derrube o regime americano fazendo a história. Assim a história nunca deixará de ser o que é: uma "merda" sem fim!

Sidney


A democracia ainda é melhor que a tirania

Hitler também foi eleito democraticamente (e depois deu o golpe). Mas a democracia, com todos os seus defeitos (profundos), ainda é melhor que a tirania, a teocracia, a ditadura de partido único.

Ivo Korytowski


Os povos não assimilam suas próprias trajetórias

Gostei muito deste boletim informativo, aquele "bucho" americano é um sanguinário e muito ambicioso, infelizmente o povo americano é semelhante ao povo brasileiro. Porque quem se lembra de Lulealá da década de 80, não tinha como votar. O que me vem à idéia é que os povos não assimilam suas próprias trajetórias, imagine da pátria. Há muita gente que por ser iluminado, na própria mente computa os fatos e na hora de ponderar, pondera e busca uma saída certa, comprometida com o futuro e o sucesso, isto para qualquer busca. Há também os que chutam a bola a qualquer jeito, se deu, deu. Se não deu não se tocam e põem a boca na mochila. É verdade. Vamos ver se nós outros não vamos incorrer no erro dos americanos. Lá é guerra pelos bens do mundo. Aqui é guerra de fome, de intranqüilidade, de tudo, enfim. Desculpem, mas pelo menos estou fazendo um desabafo como brasileira vigilante. Uma semana próspera, iluminada pela graça do S.Espírito.

Abigail(Didi)