Casa da Cultura    

Boletim Informativo Semanal

Ano III, número 49 - Quarta-feira, 18 de maio de 2.005   

Casa da Cultura Literatura Trabalhos de A. C. Masini


    Exemplar de Assinante Conveniado

Bom Dia, Amigo(a) Assinante, (ou Boa Noite)

Nessa edição apresentamos uma interessantíssima exposição de esculturas feitas com resíduos de vidro, de Sérgio Gomes, e tratamos de um tema extremamente sério, que é a sua segurança na Internet e das vantagens pessoais e sociais, do uso de um Navegador Livre.

Esculturas de Igrejas em Vidro de Sérgio Gomes: É um trabalho executado com restos de vidros, em que se utiliza apenas o corte, a lapidação e a colagem. O resultado final são obras ricas em detalhes. Sérgio recria as mais belas igrejas e templos religiosos do mundo em tamanho miniatura.
[Clique aqui para visitar a exposição de Esculturas de Igrejas em Vidro]

Governo dos EUA Alerta: Pare de usar o Internet Explorer da Microsoft, pois ele não oferece segurança adequada! O U.S. Computer Emergency Readiness Team (CERT) do The Department of Homeland Security órgão do governo estadunidense alerta com todas as letras para que os cidadãos substituam o Internet Explorer da Microsoft por qualquer outro navegador! Essa notícia não surpreende pessoas que realmente entendem de informática (que sabem dos insolúveis problemas de instabilidade e falta de documentação dos produtos Microsoft), mas outras pessoas podem ficar surpreendidas diante dela. A verdade é que a influência política da Microsoft é tão grande, e o dinheiro que ela gasta na mídia é tão gigantesco, que ela consegue criar uma ilusão bastante difundida de que seus produtos têm alguma qualidade, ilusão que existe mesmo entre algumas pessoas cultas e bem informadas. Mas a crua verdade é que os produtos Microsoft são, e sempre foram, a pior opção para qualquer empresa ou pessoa, independente de seu nível de conhecimento de informática, utilizar um computador. Se o amigo ou amiga quiser conferir a notícia na própria fonte, pode acessar o site oficial do CERT, e ler o alerta (A identificação do Alerta é CERT - Vulnerability Note VU#713878):
http://www.kb.cert.org/vuls/id/713878


A solução é o FireFox!
Firefox
é o melhor Navegador já criado. Ele é rapidíssimo, leve, eficiente, completo, muito bem organizado, e, o mais importante, muito mais seguro! Você poderá usá-lo da mesma forma que já utiliza o Internet Explorer, a facilidade será a mesma, mas além disso você terá muitos outros recursos, como uma ferramenta de busca automática através do Google. O Firefox importa automaticamente seus "favoritos" do Internet Explorer, e permite você organizá-los, exportá-los ou manipulá-los de forma extremamente fácil e eficiente. O melhor de tudo é navegar pela WEB com uma ferramenta firme. Ao contrário dos produtos Microsoft, você não sente que está "pisando em ovos", ele não é sujeito aos humores dos astros e outras forças mágicas, nem trava misteriosamente como o Windows e companhia. Alguns outros comentários dentro dos EUA são: "Cuidado com os Cavalos de Tróia e programas espiões. Se puder, use o Navegador FireFox" Jornal USA Today. "Muito, muito melhor que o Internet Explorer." FORBES.

Porém o que realmente importa é que o Firefox é um Software Livre!

O que é Software Livre?

Software Livre é um software criado, desenvolvido, e continuamente aperfeiçoado em prol da humanidade. São softwares que poder ser livremente executados, copiados, distribuídos, estudados, modificados e aperfeiçoados. São softwares transparentes. São produto do trabalho voluntário de milhões de cérebros idealistas de todo o mundo, cada um com sua parcela: professores universitários, estudantes, sonhadores, e pessoas de todos os tipos (bem, na verdade nem "todos os tipos"; pois "tipos" como Bill Gates e George Bush, não participam do software livre, pelo contrário, querem destruí-lo) -- enfim, pessoas de "quase" todos os tipos, que desejam trabalhar de forma a contribuir com seus semelhantes, beneficiando toda a humanidade.

O Brasil, através de seus 3 poderes, paga anualmente miríades de milhões de dólares para a Microsoft. Dinheiro que serve para enriquecer ainda mais Bill Gates e para que Bush construa mais bombas para aterrorizar os povos do mundo.

Por que pagar tanto dinheiro para usar software Microsoft quando existem produtos melhores e inteiramente gratuitos?

A resposta a esta pergunta certamente está nas contas bancárias das pessoas que fizeram essa opção absurda.

O uso de software Microsoft significa alimentar o rico e gordo EUA com o sangue do Povo Brasileiro e de todos os povos pobres do mundo.

Mas as coisas estão mudando! O governo brasileiro implantou uma política nacional de utilização do Software Livre. Independente de discordâncias ou concordâncias políticas com o atual governo, essa é uma iniciativa que merece apoio e aplauso! Viva o Software Livre! Tecnicamente Viável, Socialmente Justo, Economicamente Sustentável.

Os políticos sérios, de diversos partidos, em todos as unidades federativas estão trabalhando para estancar a sangria dos pagamentos à Microsoft. Eis aqui uma lista de organizações e iniciativas do uso de Software Livre no Brasil:
http://www.softwarelivre.gov.br/
http://www.softwarelivre.org
http://www3.pr.gov.br/e-parana/softwarelivre/convite.php
http://www.pernambuco.com/tecnologia/softlivre.html
http://libertas.pbh.gov.br/index.php
http://www.internetmidia.com.br/bancobrasil.htm
http://gnu.unipar.br/modules/news/index.php?storytopic=2

 

A Microsoft quer se tornar dona da Internet!

A WEB, ou WWW, ou World Wide Web -- que são as "páginas de internet", os sites, os links, todo esse universo pelo qual navegamos com nossos Browsers -- foi criada em 1991 pelo físico Tim Berners-Lee, no CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas), na Suíça, e mais tarde tornou-se um padrão mundial, que é supervisionado pelo World Wide Web Consortium (W3C), criado em 1994.

A Microsoft, que nunca dera nenhuma atenção ou contribuição à internet ou à WEB, ao perceber o imenso potencial destas, resolveu não apenas entrar no jogo, mas tornar-se a dona da bola. Valendo-se do Trust do Windows, passou a "inventar" novas formas de criar páginas WEB, que não respeitam o padrão W3C, páginas que apenas o Navegador Internet Explorer é capaz de ler.

A Microsoft é o avesso do movimento pelo software livre. Ela quer se apoderar de algo que foi criado e desenvolvido pelo bem da humanidade de forma aberta, e manipulá-lo e pervertê-lo, transformando-o para um padrão não mais universal, livre e aberto, mas um padrão seu, de propriedade sua. É importante notar que o "padrão" Microsoft não traz nenhum avanço ou melhoria em relação aos padrões internacionais. O único objetivo da criação de um padrão distinto é eliminar os outros, e fazer com que apenas seu Navegador, o Internet Explorer, uma ferramenta deficiente e inferior, seja utilizada obrigatoriamente por todos.

A ganância da Microsoft de tornar-se dona da WEB não é por amor à arte, mas visa futuro proveito econômico, da mesma forma como aconteceu com o Windows. O comportamento Microsoft é sempre o mesmo: chega depois que os verdadeiros pioneiros criaram algo, não cria nada de novo nem melhora nada, veste-se de cordeiro e oferece suas ferramentas "gratuitas", cria um padrão próprio que de início é compatível com o que já existe, vai se estabelecendo, e, quando tem o mercado dominado, torna seus produtos incompatíveis, eliminando a concorrência, e deixando os usuários sem opção.

Para evitar que a Microsoft se torne dona da internet, para que os povos do mundo possam ter esperança de verdadeira liberdade tecnológica (não a "liberdade" do Bush), a Casa da Cultura pede a você assinante:

Não use o Internet Explorer da Microsoft!

Usem o FireFox, ou outro Navegador de Software Livre! Você vai se surpreender com a superior qualidade deles!

 

Mas como é possível que softwares gratuitos sejam tão superiores aos produtos pagos da Microsoft?

Por que os produtos Microsoft funcionam mal?
Os produtos Microsoft são ruins não porque seja difícil desenvolver um aplicativo ou um sistema operacional bom. Aqui no Brasil, assim como na Índia, na China e na maioria dos países do mundo, há técnicos com capacidade de sobra para desenvolver um sistema operacional muito melhor do que o Windows. A Microsoft também tem esses técnicos, e poderia fazer algo melhor se quisesse. Mas o interesse principal e a obsessão dessa corporação não fazer um sistema operacional bom, mas sim manter seu mercado cativo. O Windows é tão ruim porque, para poder dominar totalmente o mercado e exterminar concorrentes, a Microsoft teve que criar e embutir dentro dele incompatibilidades propositais, complexidades desnecessárias.
Um exemplo histórico disso foi o caso do famoso DR-DOS, da Digital Research, que era muito superior ao DOS da Microsoft, mas que foi extinto quando a Microsoft embutiu na versão 3.1 do Windows incompatibilidades com ele.
Para que essas incompatibilidades foram se tornando mais e mais pesadas e complexas, e o objetivo era que somente os programas Microsoft entendessem uns aos outros. O resultado final foi um sistema operacional que é uma verdadeira"caixa preta", um emaranhado impenetrável, que acabou se tornando ininteligível até para a própria Microsoft.

Portanto não há mágica:

O que a Microsoft vende é inevitavelmente ruim, porque não é transparente. Não por que faltem à essa poderosa empresa os cérebros para criar algo bom, simplesmente por que é impossível criar algo que seja ao mesmo tempo bom e impenetrável. Uma casa fechada inevitavelmente se enche de poeira e teias de aranha: assim são o Windows e os demais produtos Microsoft.

O Software livre: Linux, Php, Firefox, são o padrão mundial de excelência, porque são transparente, ventilados, não têm nada a esconder, e os erros de uma pessoa serão corrigidos por outra. Um Software Livre é um empreendimento onde se agrega o melhor de cada ser humano que dele participa.

 

Baixar e instalar o FireFox é facílimo e de graça!
Neste link, você faz automaticamente o Download da versão em Português para Windows (corrigido):
[download.mozilla.org/?product=firefox-1.0.4&os=win&lang=pt-BR]
Para Linux:
[download.mozilla.org/?product=firefox-1.0.4&os=linux&lang=pt-BR]
Você pode abrir o arquivo e instalá-lo imediatamente, ou salvar o arquivo de instalação em seu disco rígido, para poder copiá-lo em um CD e passá-lo para outras pessoas. A instalação é totalmente automática. Quando o programa abrir ele vai perguntar se você deseja tornar o FireFox seu Navegador padrão, você deve responder que sim! No instante em que você começar a Navegar com o FireFox você vai ver uma imensa diferença. Depois, se quiser, você pode desinstalar o Internet Explorer para liberar espaço em disco. Você aumentando a segurança de seu computador e a qualidade de sua navegação, e além disso colaborando com a humanidade. Parabéns!!
Outros Links:
Nesta página você encontra versões em qualquer língua para qualquer plataforma:
[http://www.mozilla.org/products/firefox/all]
Para saber mais sobre o FireFox, consulte a página:
[http://www.mozilla-world.org/pt-BR/products/firefox/start/central.html]
Ou se preferir há a página em Inglês:
[http://www.mozilla-world.org/en/products/firefox/]

Nota: O uso do FireFox, apesar de esse ser o melhor Navegador para sua segurança, não dispensa o uso de antivírus atualizado e nem a observância dos procedimentos e recomendações gerais de segurança.

(Texto de André Masini)

Um abraço fraternal,
Casa da Cultura

AJUDE A DIVULGAR A CASA DA CULTURA retransmitindo nossas comunicações a seus amigos e conhecidos.
Obrigado.


ASSINATURA E CANCELAMENTO

Este boletim é um serviço gratuito da Casa da Cultura. Para assiná-lo, basta informar seu nome e e-mail na página de assinaturas em nosso sítio [clique aqui].

Sua privacidade é garantida, seu direito de cancelamento da assinatura também, a qualquer momento, sem que lhe seja feita qualquer pergunta ou restrição. Se você tem dúvidas, todas elas podem ser sanadas em nosso sítio:

[Conheça o Boletim Informativo Semanal da Casa da Cultura]

[Informações sobre segurança e sigilo do nome e e-mail do assinante.]

[Detalhes sobre os tipos de assinatura: Assinantes Exclusivos e Conveniados]

[Por que confiar na Casa da Cultura?]

Para cancelar sua assinatura:

[Cancelar Assinatura]