Ana Maria Vasconcelos da Unioeste

Quem observa essa simpática professora no inverno paranaense, de camiseta e sorrindo diante de uma classe toda encapotada, há de imaginar que ela vem da Patagônia ou da Sibéria. Mas – quem diria? – ela vem é de Fortaleza! É cearense da gema!

As aparências enganam mesmo. Quem a observa em toda sua simplicidade, dificilmente há de imaginar que ela além de professora de literatura é zootecnista e Ms. em zootecnia. Mas ela é assim mesmo: sua atitude extremamente dócil – que conquista os alunos, e as pessoas em geral, por onde quer que passe – não exibe a mínima mostra de sua vasta cultura ou de sua extrema competência.

Ana foi uma das primeiras professoras universitárias a perceber a qualidade de "Pequena Coletânea de Poesias de Língua Inglesa" e seu grande potencial como material de estudo, tanto para literatura, como para língua inglesa e para teoria e prática da tradução. Ana me chamou para dar diversas palestras para seus alunos.

Esse contato com acadêmicos e outros professores foi muito gratificante, e acabou sendo o primeiro de uma longa série de atividades em universidades. E tudo isso eu devo a essa simpaticíssima e polivalente professora Ana Maria.

Muito Obrigado Ana Maria, um grande beijo para você.