Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Literatura
Trabalhos
de AC Masini

Casa da Cultura
Orientações para publicação de textos

 

Como publicar seu texto


Leia Também:

[Como expor Artes Plásticas]

[O que é a Casa da Cultura? Apresentação e filosofia de trabalho]

[E-books Casa da Cultura]


Para publicar qualquer tipo de texto na Casa da Cultura (incluindo poesia, conto, crônica, romance, artigo, ensaio, crítica, texto biográfico, e-book e outros) deve-se seguir os seguintes passos:

1. Antes de enviar qualquer material, ler a proposta de trabalho e os objetivos da Casa da Cultura. [Clique Aqui]

2. Após conhecer a filosofia da Casa da Cultura, o autor ou alguém legalmente autorizado por ele deve enviar uma mostra do trabalho para análise ao endereço contatos@casadacultura.org, incluindo os seguintes ítens:

Para análise:

- Biografia do autor: A biografia para análise pode ser de qualquer tamanho que esteja disponível. (formato de arquivo: .txt ou .rtf )

- O texto a ser analisado, em formato .txt ou .rtf (no caso de textos longos -- como romances ou e-books -- o autor deve selecionar um trecho que julgar mais relevante e representativo)

3. A Casa da Cultura não oferece garantia de publicação. A decisão sobre publicação ou não de determinado trabalho é tomada através de critério próprios, mas a não publicação não implica juízo depreciativo do trabalho. Tendo lido a filosofia e os objetivos da Casa da Cultura o autor, ao enviar seu material, deverá ter consciência disso.

4. Uma vez que a Casa da Cultura decida publicar o trabalho, o autor ou seu representante deverá nos enviar os seguintes ítens:

Para publicação:

- Biografia do autor para publicação: Ao contrário da biografia para análise, a biografia para publicação deverá ter preferencialmente 600 caracteres, incluindo os espaços, e no máximo absoluto 800 caracteres, incluindo os espaços. (formato de arquivo: .txt ou .rtf )

- O texto completo a ser publicado (formato de arquivo: .txt ou .rtf ), com as seguintes características:

  • Inteiro em um único tipo de fonte, formatação simples, sem excesso de subtítulos e sub-itens.
  • O ideal é apenas um título geral, e o restante do texto em um único bloco homogêneo.
  • Pode incluir itálicos, negritos e sublinhados.
  • Caso necessário poderá incluir os seguintes elementos: uma citação depois do título; citações no meio do texto (em itálico ou entre aspas retas padrão); um único nível de subtítulos (como os capítulos de um romance ou os ítens de um ensaio ou artigo itemizado); listas de tópicos, numeradas ou não.
  • Não utilizar travessão. Substituir os travessões por dois hífens:" -- "
  • Não utilizar quebra de linha manual.

- E-mail, telefone, página WEB pessoal, endereço... e demais informações de o contato que o autor deseje que sejam incluídos na mesma página do trabalho publicado.

5. A publicação e consulta de obras na Casa da Cultura é inteiramente gratuita, tanto para o autor que expõe quanto para o visitante que a lê. Nosso objetivo é a divulgação da Cultura Brasileira, sem qualquer interesse comercial.

6. Importante: Recomendamos enfaticamente que os autores providenciem alguma forma de registro de seus textos antes de publicá-los na Casa da Cultura ou em qualquer outro sítio WEB. (O registro deve ser feito na Biblioteca Nacional. Nos casos em que isso não seja imediatamente possível, sugerimos que o autor envie uma carta registrada lacrada para si mesmo, e que a mantenha fechada e lacrada; e que assim que possível providencie o registro na Biblioteca Nacional.) Em caso de plágio, a publicação na WEB não é uma forma adequada de se provar em juízo a autoria.

7. Ao autorizar a Casa da Cultura a publicar sua obra, o autor ou autora não faz qualquer tipo de cessão de direito autoral. Ele ou ela permanece proprietário de todos os direitos autorais sobre a obra, e apenas autoriza a Casa da Cultura a fazer uma publicação pública e aberta da mesma. Dessa forma ele ou ela terá no futuro o direito de solicitar que a Casa da Cultura encerre a divulgação de sua obra. Porém, para não causar prejuízo à Casa da Cultura, que empregará tempo e recursos para a publicação e divulgação da obra, o autor, no ato da autorização, automaticamente se compromete a manter a publicação no ar, com fins não-comerciais, pelo período mínimo de dois anos.

Agradecemos sua visita e seu interesse. Caso você venha a ser um de nossos expositores, agradecemos a gentileza de seguir as indicações acima.

Estamos à disposição para qualquer dúvida ou sugestão:contatos@casadacultura.org

 

© Todos os textos, ilustrações e fotos apresentados neste site têm direitos reservados.
Nenhuma parte deles pode ser copiada, transmitida, gravada ou armazenada em sistemas eletrônicos, nem reproduzida por quaisquer meios sem autorização prévia e por escrito do autor, sob pena das pertinentes sanções legais.
Quando autorizada, a reprodução de qualquer desses textos, ilustrações ou fotos deverá conter referência bibliográfica, com nome do autor e da publicação.
As solicitações para a reprodução de qualquer desses textos pode ser feita através do e-mail contatos@casadacultura.org