Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente
Voltar para o Índice Geral da Seção de Poesias
Índice Geral
de Poesias
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Prosa Poética | Seção de Poesias da Casa da Cultura

Índice de Prosa Poética

Este espaço é parte da Seção de Poesias da Casa da Cultura e é dedicado à poesia em prosa ou prosa poética. Atualmente apresentamos uma seleção de textos de poetas e poetisas brasileiros(as) contemporâneos(as); outros recursos estão programados para o futuro.

O que é prosa poética?

"Prosa" é um palavra ambígua, pois pode designar uma forma (um texto escrito sem divisões rítmicas intencionais -- alheias à sintaxe, e sem grandes preocupações com ritmo, métrica, rimas, aliterações e outros elementos sonoros), e pode designar também um tipo de conteúdo (um texto cuja função lingüística predominante não é a poética, como por exemplo um livro técnico, um romance, um lei, etc...). Na acepção relativa à forma, "prosa" contrapõe-se a "verso"; na acepção relativa ao conteúdo, "prosa" contrapõe-se a "poesia".

Aristóteles já observava, em sua "Poética", que nem todo texto escrito em verso é "poesia", pois na época era comum se usar os versos até em textos de natureza científica ou filosófica, que nada tinham a ver com poesia.

Da mesma forma, nem tudo que é escrito em forma de prosa tem conteúdo de prosa.

O Lingüista Roman Jakobson defini "poesia" a partir das funções da linguagem: "poesia" é o texto em que a função poética predomina sobre as demais. Assim, um texto escrito em forma de prosa pode ser considerado de "poesia", se sua função principal, sua finalidade, for poética. A tal texto pode-se dar o nome de prosa poética ou poesia em prosa. Pois é "prosa" em sua forma; mas "poesia" em sua função, em sua essência, nos sentimentos que transmite.

Historicamente, o marco de início da prosa poética é geralmente associado aos simbolistas franceses, entre os quais Baudelaire e Mallarmé; em nosso país esse início também está associado aos simbolistas, principalmente ao Poeta Negro: o grande Cruz e Sousa, que tem 5 obras em prosa poética: Tropos e Fantasias (1893); Missal (1893); Evocações (1898); Outras Evocações (obra póstuma) e Dispersos (obra póstuma).

A partir do século XX o gênero foi adotado por muitos poetas e poetisas, de estilos e inclinações muito diversos. A essas obras está reservado este espaço de nossa seção de poesias.

André Masini


PROSA POÉTICA - ORIGINAIS EM PORTUGUÊS

Brasil

Chegar Lá   (Cláudio Willer)

É preciso, sim, Tereza (Jorge Amaral)

Episódio (José Geraldo Neres)

Quando o verde dos teus olhos (José Geraldo Neres)

Uma Fronteira para o Grito (Cláudio Willer)

Uma página em branco e do avesso (Jorge Amaral)

 

Moçambique

 
 
 

Portugal

 
 


POESIAS EM PORTUGUÊS

Poesias originais em Português - Brasil

Poesias originais em português - outros países

Traduções de Poesias para o Português

POESIAS EM OUTROS IDIOMAS

Poesias em Espanhol

Poesias em Italiano

Poesias em Inglês


Publicada em 30/06/2005